Semana do Hip Hop Bauru

Semana Hip Hop de Bauru

A Semana do Hip Hop de Bauru é uma iniciativa do Instituto Acesso Popular, que começou em 2011 e foi transformada em Lei Municipal em 2013. O evento é parte do calendário oficial da cidade e é considerado o maior festival de Hip Hop 100% gratuito da América Latina. Ao longo de sua existência, já contou com a participação de cerca de 500 artistas e ativistas, atingindo um público direto de 300 mil pessoas e cerca de 2 milhões indiretamente.

O principal objetivo da Semana é apresentar a cultura Hip Hop e oferecer oportunidades para jovens e adolescentes da periferia mostrarem seus trabalhos. O evento busca o respeito pela diversidade cultural e visa a integração social através das várias vertentes do Hip Hop: Breaking, Grafite, Rap, DJ e Conhecimento.

Cartaz da primeira edição da Semana do Hip Hop, em 2011

Nos dias de hoje, a Semana do Hip Hop serve como um instrumento de educação e inclusão social. Ela oferece uma plataforma para a expressão artística e cultural da juventude periférica, contribuindo para o diálogo, a leitura, e o conhecimento. Além disso, o evento tem um impacto significativo, atraindo um grande número de participantes e alcançando reconhecimento não apenas na cidade mas em todo o Brasil.